Não gente, esse post não fala sobre Símbolos perdidos, Robert Langdon ou Illuminati. Na verdade, a intenção aqui é falar sobre alguns símbolos esmaltíscos bastante importantes. São símbolos que não estão presentes apenas em esmaltes, mas também em cosméticos e embalagens em geral.

Resolvi falar sobre isso porque eu sou uma daquelas que adora ler bula, xeretar informações em rótulos e tudo mais e reparei que ainda tenho algumas dúvidas, e pensei que talvez mais pessoas poderiam ter também. Já citei aqui uma vez, por exemplo, sobre aquela lenda de que esmalte importado não teria prazo de validade, quando de fato, o símbolo que representa a validade do produto sempre esteve lá, apenas a pessoa que não conseguia distinguí-lo… e essa dificuldade e falta de esclarecimento é um perigo!!

Agora deem uma olhada e vejam se vocês sabem o que significa cada um desses desenhinhos:

Na parte de cima: China Glaze e Essie. Embaixo: Eyeko e Jordana.

Outra com desenhos diferentes:

À esquerda: OPI, Orly e Yes Love. À direita: Mavala e Sephora.

Bom, e o que significa cada um desses símbolos??
Começando com o mais basicão, o da validade:


PAO (Period After Opening, ou “período depois de aberto”)
. O potinho destampado indica por até  quanto tempo depois de aberto o produto pode ser utilizado. Geralmente vem um número e a letra M, que indicam por até quantos meses deve-se consumí-lo.


Flammable (“inflamável”). Este também é bastante conhecido, e o foguinho significa que a substância é alta ou extremamente inflamável, ou seja, não deixe perto de fontes de calor e não coloque no microondas 😛


Green dot (“ponto verde”). São duas setas em sentidos opostos, muito parecido com o símbolo da reciclagem (que tem três setas). Significa que a marca ou a companhia do produto que apresenta esse símbolo comprou o uso da licença “green dot” e contribui para programas europeus de estímulo ao descarte apropriado e reciclagem de materiais.

Hand and Book (“mão e livro”). Esse é um mistério! huhau Quando uma embalagem tem esse desenho, significa que todas as informações sobre aquele produto não puderam ser completamente dispostas na embalagem (muitas vezes devido à restrição de espaço ou tamanho, no caso de esmaltes), e por isso, tais informações devem ser procuradas em outros locais, como cartões ou folhetos anexos ao produto ou pela internet.

Tira de Moebius. Esse também é bem conhecido, e indica que a embalagem do produto é reciclável.


Tidy man (“homem arrumado, organizado”)
. Indica que o produto deve ser descartado de maneira apropriada, não pode ser jogado em qualquer lugar.


Crossed out Wheelie Bin Symbol (algo como “símbolo da lixeira cruzada”)
. Significa que o produto não pode ser descartado em lixeira comum, deve ser coletado seletivamente de acordo com regulamentações da vigilância sanitária local.


Leaping Bunny (“coelhinho pulando”, owww)
. O esmalte da Orly é o único que tem esse símbolo, que indica Cruelty Free, ou produto não testado em animais.

Ainda faltou um símbolo bizarro, na embalagem do Sephora, embaixo do símbolo do Green dot. Não identifiquei o que era e o Rafa que me ajudou e falou que parece uma unha em um dedo. Realmente parece mesmo, mas por que está lá? Pra indicar que o produto é pra unha Oo ???

Repararam que somente aparecem tais desenhos em esmaltes gringos? Não tenho nenhum nacional com essas imagens, e não acho que o tamanho dos esmaltes tenha influência nisso, pois até o minúsculo do Mavala está cheio de desenhos. Acho que seria uma boa termos isso em produtos nacionais, talvez seria mais fácil entender os perigos/alertas que cada produto apresenta, pois esses símbolos não estão nas embalagens à toa. No entanto, não adianta a presença deles sem sabermos o que significam, né? Também acho que a ausência de um determinado símbolo em um produto não o isente de outras característcas importantes, como exemplo, o esmalte da Eyeko só tem símbolo de validade, mas acho que, como praticamente todos os esmaltes, ele também é inflamável, assim como o da Sephora que não tem o símbolo da validade…vá entender o que determina que um desenho vá ou não parar ali…
E nos produtos que vocês têm por aí? Mais algum símbolo perdido? hehe

  1. Bianca says:

    Adoro que a validade só começa a contar depois de aberto!
    Ou seja, SUAS CREUZAS BRASILEIRAS, PAREM DE PASSAR ESMALTE NA LOJA ANTES DE COMPRAR.
    ¬¬

    • Ana says:

      Bee,uma vez fui comprar esmaltes e lá estavam creuzas brasileiras testando os esmaltes na
      unha…Desisiti de comprar,e dps disso sempre analiso 2 ou 3 vidrinhos se tem a mesma quantidade de esmalte.

      • Lyly says:

        Eu também acho horrível fazer isso. Quando vejo alguém fazendo, fico tando aquelas olhadas bem “sacadas” pra ver se a pessoinha desconfia. E também sempre procuro examinar isso.
        bjus!

    • Nadia says:

      Hahahaha adorei o comentário, alias nem sabia que era possivel fazer, digo passar esmalte antes de comprar? “Affs”….”Sem comentários”.

        • Nadia says:

          Mais uma vez expressei-me mal, o que queria dizer era que como é possivel passar esmalte na unhas dentro de uma loja, porque eu normalmente estou sempre cheia de sacolas e não arriscaria de colocar minha bolsa no chão (para dar um azar e me roubarem) para testar um esmalte, prefiro procurar swatch aqui ou no google.

          • July says:

            Além de ser falta de educação é falta de higiene!!!
            Se eu posso, prefiro comprar os vidrinhos lacrados ou então pego os últimos, do fundão…

          • lola says:

            eu tb acho uo abrir e testar esmalte na loja. Uma vez vi uma senhorando abrindo todos os hits e passando na palma da mão! dei a maior bronca nela pq as vendedoras não falavam nada! mas tem tb o outro lado da historia… antes da gente saber da existencia dos matte mto luxo da impala tinha um vidrinho de cada cor na ikesaki numa mesinha de manicure todos com uma etiqueta escrito PROVADOR bem grande aí o q eu fiz? fui la e comecei a passar linda e formoza pra mostras prazamigan e veio uma vendedora me dar bronca! MEU, pq ter um provodar se não pode provar? aí ela me explicou q o provador só poderia ser provador por quem comprasse 5 vidrinhos de impala! achei o maior absurdo do mundo e nunca mais voltei la!

          • July says:

            Que sem noção… Pra que serviria o provador se já está comprando 5 vidrinhos??? Fora a nojenta da mulher testando na PALMA (???) da mão…
            É cada coisa que a gente vê por aí……….

    • Eveline says:

      Já vi tanta gente fazendo isso… além de tudo é nojento.
      Essa creuzice me obriga a pegar esmaltes lá do fim da prateleira pra garantir que ninguém abriu.

      • Joara says:

        Eu sempre vejo a mulherada testando os esmaltes loucamente. Por isso, sempre pego os lá do fundo. O problema é o risco de derrubar todos, hahahah mas vale a pena!

        • MICHELE says:

          me dá uma raiva isso
          deveriam separar então alguns demonstradores, como a maquiagem
          por isso eu adoro comprar esmaltes no supermercado ainda na embalagem……

          • Taíssa Bertola says:

            Verdade Mi… mesmo nas cosméticas eu gosto de comprar esses que vêm embaladinhos!!! Mas morro de raiva quando chego em casa e ao abrir percebo que o pincel veio zoado… nessas horas penso que devria ter aberto na loja e conferido!!! huahauhau

    • Érica says:

      Que falta de educação isso… nas lojinhas aonde eu compro normalmente tem plaquinhas informando que não podem testar os esmaltes.

      • Ana says:

        Èrica onde eu compro tbm!!!Mas não respeitam,tanto que colocaram seguranças
        do lado das prateleiras de esmalte.
        E em outra loja os seguranças dão dicas de esmaltes…p/ não precisarem testar

        • Ana says:

          Pois é Taíssa,quando vc pergunta p/ as vendedoras elas não sabem dizer onde
          tá o esmalte,se tem ou não.na maioria das vezes não conhece.Agora os segu
          ranças,sabem o nome certinho do esmalte,uma vez a menina discutiu q qeria
          o “Eifler” da risqué e o segurança,vc quer o Affair,ela falou q o nome não era
          esse,ele pegou o vidrinho.Ela: Ah é esse mesmo…
          E quando vc tá em duvida ele fala qual é melhor,da a defininação de cor.
          E o melhor não ficam encima de vc igual as vendedoras.
          Agora uma cena que nunk esqci:O segurança de 1,90;falando de esmalte e
          dançando LADY gaga…

          • Caroll says:

            eu imaginei a cena, Ana!!

            muito bom isso!

            e, se todos os seguranças forem assim, eu acho que deveriam contratar seguranças no lugar das vendedoras!
            tem cada vendedora chata!
            aff

      • Lisianne says:

        Érica vc acredita q na Arezzo a vendedora disse q a mulherada abre todos os esmaltes? Educadamente disse para ela q era falta de higiene e q por não ter sido mal educada, tinha comprado esmaltes com pincel zoado. Lógico q ela me fuzilou com os olhos e lógico q tratei de não comprar nenhum e sair rapidinho. rssss

        • Érica says:

          Que absurdo, Lisianne…
          Eu sou a favor de abrir os vidrinhos pra ver se os pincéis tão zoados na hora de pagar para não ter problema de precisar voltar pra trocar por defeito.
          Quando fiz troquinha com a Joara eu fiz questão de abrir todos pra ver os pincéis porque iria para outro estado e seria impossível a pessoa retornar pra trocar né?!

          • Lisianne says:

            Eu morro de vergonha de abrir…rss Tava pensando agora… comprar no mercado garante a higiene, mas nunca a qualidade do pincel.

            Bjão, Lis

  2. Tatha Cherry says:

    Voltarei neste post daqui a 10 anos quando eu for uma empresária multimilionária que faz viagens internacionais e que só compra esmaltes gringos. Ou uma popstar mundialmente famosa, não tem problema xD

  3. Kika says:

    Esse de qdo tempo dura depois de aberto tem em vários creminhos nacionais já. Aí eu fico pensando exatamente no que a Bianca falou lá em cima, o povo abre a porcaria do creme pra cheirar e pronto, cagou tudo!

    • Catz, material girl says:

      Sim, eu tb tenho cremes que tem esse símbolo. Fo* é nenhum esmalte ter né? Produto perigoso q pode até causar alergia em algumas pessoas, né Kika? huahauha

      • Kika says:

        Pior que se a pessoa passar o esmalte na unha por cima de um esmalte comum e depois uma alérgica comprar, tem certos tipos de alergia que manifestam só do pincel ter encostado. Loucura! E tipo, coisa mais nojenta, e se a pessoa tem uma micose, ou tá com a mão suja?

        Muita mágoa no coração qdo a Danny Cosméticos parou de vender esmalte encartelado pra aumentar as marcas na prateleira…

  4. Cris Albu says:

    Nossa, nunca tinha reparado nos símbolos!!! Gostei de saber, afinal são alertas né? Acho possível que o símbolo do dedo (que não foi identificado) indique que o esmalte seja para passar nas unhas. O que as vezes nós achamos óbvio pode não ser tão claro para todas as pessoas. E que infelizmente acabam fazendo mau uso do produto e depois processando a empresa pela falta de indicação. Mas também acho bizarro, mas tem gente para tudo. Até para compor poema sobre blogs.

    • Taíssa Bertola says:

      Concordo com a Cris quanto ao símbolo do dedo. Principalmente porque a legislação estrangeira, principalmente a americana é extremamente rígida no Direito ao Consumidor, e quando processadas, memos que por alguma coisa óbvia, as empresas são condenadas a valores altíssimos, milionários.
      Pra quem é da área deve conhecer o exemplo famoso dado nas faculdades, de uma senhora americana que colocou o pobre gatinho para secar no micro-ondas e ele morreu (jura?!?!?) aí a senhora processou o fabricante, e ganhou uma indenização, pois não havia no manual de instruções a proibição de colocar animais dentro do mesmo. (Bizarro!!!)

    • Catz, material girl says:

      Verdade, Cris, às vezes a gente acha bobagem, mas tem doido pra tudo, né?Vai q passam o esmalte no dente, sei lá. É isso q a Taíssa comentou….vai q explodem a casa com o esmalte huahauh

      • Kika says:

        Eu já vi uma louca passando esmalte preto no dente pra ir na festa junina. Gente assim não merecia ter dente né, putz grila! Hhahahaha

      • Cris Albu says:

        Eu trabalho nesse meio (processos), posso dizer que não há limites para as pessoas processarem as empresas, ou as outras pessoas (vizinhos, namorados, vendedores, etc). Processar porque não sabia que esmalte era para usar nas unhas (!!!!!!mil vezes) nem seria, digamos, tão bizarro quanto outras coisas que eu presencio diariamente. Achei muito legal esse post, muito mesmo. Como todos daqui né?

  5. Rose says:

    Ótimo post, quando comprei meus primeiros Orly procurei na net feito doida esse simbolo do coelho e acabei encontrando só que foi difícil. Pode me chamar de boba, mas eu achava que queria dizer o oposto, que era testado em animais e no país de origem era obrigatório informar isso. No Brasil nem sabemos se maltratam os animais.
    Parabéns pela iniciativa

  6. Juliana Pimenta says:

    qd chegou meus eyeko fiquei tão triste que só vale 6 meses depois de aberto… num quero nem saber, vou usar até acabar. hahahah
    mt bom o post =]

  7. Ayanna Bueno says:

    Geeeeeeeeeeeente post de utilidade pública MESMO. Esmalte durar 6 meses o que é isso…?
    Bom só pra avisar pras Loucas que na revista Super Interessante desse mês(agosto), tem uma matéria sobre os compomentes(acredito que não são todos) do esmalte Dream da Colorama. É bem interessante e intrigante vale a pena dar uma lida.

    • Catz, material girl says:

      Obrigada pelo aviso, Ayanna! Já estava sabendo da matéria, mas ainda não pude ler!
      Q bom q gostou do post 🙂 E q esmalte é esse Dream da Colorama???
      Bjus!

      • Cris Albu says:

        Acho que não dá para ler on line….mas eu assino e já vi. A moda de esmaltes bombando até nas revistas mais científicas, sucessoooooooooooooo!!!!!!

          • Ayanna Bueno says:

            Também não conheço “ao vivo”esse esmalte, mas é um rosa clarinho cintilante
            Aquela coisa unha de vó comportada(a minha usa só rebu hehehehe).
            Falando em Super,eu passei a não gostar depois que ela mudou de visual.

  8. July says:

    Aaaaah LPE tbm é cultura e informação!! rs…
    Vim dar minha contribuição…rs… Fui fuçar nos meus gringos para ver os símbolos, e vi que os esmaltes da L.A. Colors tbm são Cruelty Free (e tem um coelhinho mto fofo, mas não pulando…rs…).
    E uma coisa que tbm reparei na maioria dos esmaltes gringos… Alguns rótulos de papel (ou a etiquetinha que vem no fundo) são “abríveis” e quando o são assim, vem com a setinha (igual a que tem ao lado da unha misteriosa da Sephora). Geralmente lá, dobradinho, vem todos os produtos utilizados na fabricação e outras informações…
    Bjinhos!

    • Ayanna Bueno says:

      Mas pra alguém que tem 10º de miiopia é uma tarefa bem difícil conseguir lê-los. HAHAHAHAHA

      • July says:

        Realmente… A letrinha é do mesmo tamanho das letrinhas nos rótulos brasileiros…
        Mas pra galera alérgica, se não há indicação “Hipoalergênico” no rótulo “principal”, não tem jeito, tem que dar uma lida….
        :*

      • Bianca says:

        Pra isso existe lupa! Minha fiel companheira dese a 6ª série! aahaha
        (ou eu tiro foto com o macro da câmera ativado ahhaha)

        • Caroll says:

          essa técnica de tirar foto é uma velha conhecida minha!
          e não só pra ver o que está escrito em hieróglifos microscópicos, não!
          serve também quando se chega atrasado numa aula e o professor já escreveu horrores no quadro
          ou quando a preguiça bate na hora de escrever aulas e fazer gráficos e desenhos
          ^^

          a técnica de tirar foto pra ler e/ou salvar o que tá escrito em um lugar é aprovadíssima por mim!

    • Catz, material girl says:

      Ah, mas o coelhinho da Orly tb não tá pulando! huahua E adoro esses papeizinhos q abrem sob o esmalte! Os Essie são assim! Pelo menos a info tá lá…a lupa fica por conta dos consumidores! huahuahau

      • July says:

        É mesmo, o Essie vem na “bundinha” rsrsrs… Muito fofo o papelzinho abrindo…rs…
        E comprei uma canetinha lá tbm que abria todo o rótulo, muito legal!!!
        Acho que isso é uma forma de economizar nas embalagens-caixinha…
        Hoje, embora use óculos pra ler e pra computador (famosa “vista cansada”) eu consigo ler essas letrinhas, AINDA não preciso de lupinha…auhauahuhauhauha

      • July says:

        E, ah! O coelinho da Orly é fofo, ele aparece de corpo inteiro, não é?
        O da L.A. Colors é só a carinha, tipo máscara de coelinho da páscoa…rsrsrsrsrs

  9. Lílian Melim says:

    Olha só, meninas, quanta informação. Excelente!
    Eu já tinha lido sobre os símbolos, e acho muito importante todas sabermos. Fico triste ao perceber que se não tem o símbolo do coelhinho fofinho é porque provavelmente em alguma etapa da fabricação ou elaboração do esmalte há testes em animais. =(

  10. Aline Baratella says:

    Acho q pior q não saber o q os simbolos significam é não entender pra q determinado esmalte serve… to falando isso pq to me sentindo a mais ignorante… comprei 3 esmaltes da Ludurana esta semana (primeira vez q acho a marca aqui no interior) sendo 2 deles bases.. soh q nao entendi a intenção da marca sobre a pobre descrição delas no vidrinho.. procurei o site da marca e nao achei nenhuma informação a respeito.
    Ainda não sei se são realmente bases ou finalizadores!
    Bjus

    • Catz, material girl says:

      Ai Aline, verdade q não adianta ter os símbolos se não nos ensinarem o q eles são, né?
      Da Ludurana, só tenho esmaltes, nenhuma base ou finalizador….vc tem foto dos produtos? Se tiver, pode mandar pra gente tentar te ajudar. Já pensou em perguntar na perfumaria? Tudo bem q é bem capaz da vendedora saber ainda menos q vc, mas não custa tentar, né?
      Bjus

      • Aline Baratella says:

        É melhor não perguntar, outro dia a mesma loja não sabia me informar sobre plaquinhas tipo konad!
        Sobre os Ludurana, ai vai o site, estão em “transparente e base” e são eles “casco de cavalo” e “iluminadora”.
        Ouvi a minha vida toda que casco de cavalo era fortalecedor e achei essa base fortalecedora super ralinha… já a iluminadora comprei mas nao sei qual a sua utilidade… por não saber a utilidade também não trouxe a cetim.
        Sobre o esmaltes, como era a primeira vez q via essa marca aqui no interior só comprei o rosa rei, que por sinal estava todo disforme em sua cor, como se naõ tivesse sido misturado direito.
        qquer novidade vc me avisa? Tank´s!!!

        • lola says:

          o casco de cavalo é um fortalecedor que vc usa direto na unha ja prontinha pra esmaltação e limpinha! se ela é mto liquida vc pode passar sua base de costume mas o esmalte normalmente. Se ela é fininhas mas fica a pelicula na unha (mas brilhante) ja é base com fortalecedor aí é só esmaltar e pronto! qto a iluminadora é o mesmo que extra-brilho, top coat, cobertura brilhante ou roxinho esse serve para dar mais brilho, ajudar o esmalte a secar mais rapido e proteger para q não descasque tão rapido!

  11. Eveline says:

    Vou chutar: o dedinho na embalagem da Sephora deve significar “use com francesinha”.
    Hasuahsuhaus

  12. MICHELE says:

    Gente que show esse post!!! tudo explicadinho…..hehehhehe
    eu não sei porque aqui no Brasil não tem….
    amei a comparação com Robert Langdon hahahahha

  13. Patthy says:

    Os nacionais podiam ter uns simbolozinhos… tipos, tem vezes que tem cada letra miúda que, olha, só com lupa =P

  14. Mayara says:

    Também já vi essas jacus testando esmalte na loja, acho falta de educação, respeito e higiene. Sempre tento pegar os lacrados ou beem do fundão, hehe
    Gostei desse post, parabéns meninas!!

  15. Soraya says:

    Eu também leio tudo quanto é embalagem, adoro! Por isso amei o post, muito útil!!!!

  16. Taíssa Bertola says:

    LPE também é cultura!!!! Post super interessante… corri pegar meus vidrinhos (todos nacionais ainda mimimi) e realmente não têm essas informações!!!

  17. Jéssica says:

    Quando li o titulo eu realmente achei que fosse ser algo meio esotérico XD
    Interessante os símbolos e seus significados. Estava pintando minhas unhas enquanto lia e realmente, os brasileiros não tem essas imagens indicando nada (até estava escrito para manter longe do fogo e crianças, mas eu não imagino pq alguém deixaria perto de ambos). Não sabia que a validade só começa depois de aberto. Os esmaltes nacionais tem uma data certa, tipo 06/2012. *tudo isso com referencia no esmalte que estava na minha frente na hora, sei lá se todos tem isso
    Sério que a Eyeko só dura 6 meses? Achei pouco :/
    E palmas para a Orly por serem legais com os animais, ganham meu coração só por causa disso 🙂

    • Catz, material girl says:

      Esoterismo: vc NÃO VÊ por aqui uahauhauhaua
      Olha Jéssica, nos esmaltes gringos, a validade só vale depois de aberto, mas aqui no Brasil, talvez a coisa seja diferente. Eu imagino, por exemplo, q se eu comprar um esmalte da Eyeko hj e só abrir ele daqui uns 5 anos, ele ainda estará intacto (?). Enquanto a mesma coisa não vale pra um nacional, pois não sei se um esmalte encalhado na prateleira de uma perfumaria sem nunca ser aberto, possa ser usado mesmo com o prazo de validade expirado (não q eu me importe com isso, haha, mas acho q vale a pena entender como funciona essa determinação de datas, né?).
      Bjus

  18. Érica says:

    Um post educativo… que legal!
    Eu não tenho muitos gringos mas já tinha visto alguns desses símbolos sim e foi ótimo saber o que significam…. Apesar de alguns serem evidentes né? hihihi
    Concordo que as marcas nacionais poderiam colocar alguns também, principalmente porque as letras nas embalagens que explicam algumas coisas são minusculas… e de vez em quando nem com lupa da pra ler! =/

    • Catz, material girl says:

      Ah Érica, às vezes o q é evidente pra gente pode não ser pros outros, né?
      Vamos fazer uma campanha pra colocarem desenhos nos vidrinhos nacionais! huahua
      Bjus!

  19. Joyce says:

    ótimo post, Catz. na hora q li não entendi a mão no livro hahaha nem o coelinho..
    OMG q legal falar sobre os testes em animais. mas fica a pergunta q vc fez, ne: o q decide sobre q simbolo vai ou nao p embalagem?
    muito interessante, parabens!

  20. Joara says:

    Adorei o post!! Não tenho esmaltes gringos mas é sempre bom a gente ficar sabendo o que significa cada símbolo! As marcas nacionais deveriam adotar a mesma técnica.
    Informação nunca é demais!!

  21. Xênia says:

    Adorei o post pois não sabia que tinha esses simbolos em esmaltes importados já que eu não os tenho. Amei….

  22. Mist says:

    Muito legal o post, super informativo, sou a favor de termos coelhinhos lindos em todos os esmaltes \o/ , afinal é o que mais importa, pq coitados dos bichinhos tendo que usar batom, esmalte, sombra, pra ver se não da nada , e se der o que acontece com os coitadinhos? sem essa, paguem pessoas pra servir de cobaia x.x

    • Catz, material girl says:

      É Mist, isso de testes com animais é uma questão séria e acho q todas as empresas deveriam deixar mais claro como se posicionam em relação a isso, né?
      Q bom q curtiu o post! Bjus!

  23. Bibi says:

    Mas se eu não posso colocar no esmalte no microondas vou usar pra quê? Pra passar na unha? 😉

    Achei ótima a descrição: indicam por até quantos meses deve-se consumí-lo soa como comida 😀

    Quanto aos símbolos culpe também Jordana. Claire’s e Revlon. Nos meus não tem simbolozinho algum dizendo validade, inflamável, reciclável… nadica de nada! O Sally Hansen até tem o reciclável, inflamável e o aquele para procurar outras informações. A validade que é boa, nada!

    Pelo menos todos os nacionais que eu vi tinham data de validade. Se bem que com a mulherada porca abrindo dentro dentro das lojas e testando – nojo! – a data de validade vai pro bebeléu 😐

    Eu sou a favor de simbolozinhos fofos e informativos nas embalagens 😉

    Beijos!

    • Catz, material girl says:

      Vai q alguém quer esquentar o esmalte em dias frios, né? huahau
      Meus Revlon, Color Club e mais vários gringos não têm símbolo nenhum,aliás alguns não tem uma informação decente. Logo mais faço um post detalhado sobre isso tb.
      Bjos!

      • Bibi says:

        Hum… esmalte quentinho… deve ficar uma beleza nas unhas: cheio de bolinhas! 😀

        Oba, post!:)

        Beijinhos!

  24. Andrea says:

    Queria coelhinhos saltitantes em todos os esmaltes! Aceitava tb uns cachorrinhos e uns gatinhos… hahahahaha
    Esse do prazo de validade eu já tinha lido num post teu há muito tempo atrás e eu fiquei bem feliz pq os Eyeko só duram 6 meses né?
    Adoro os posts informativos, pq agora qdo eu pegar um vidrinho (nacional ou importado) vou prestar mais atenção nas informações… E aquele simbolo da unha no dedo, sei não… talvez seja algo do genero: “Se fizer pergunta boba enfiamos a unha no seu olho!”. hahahaahah

    • Caroll says:

      Calma aí! Vc ficou feliz pq os Eyekos só duram 6 meses?!
      Pq?

      (ou eu entendi errado?)

      bjo, Andrea!!

      • Andrea says:

        Sabe aquelas coisas que estão super claras na sua cabeça e vc acaba não explicando? Foi o que aconteceu. Vou explicar agora o meu pensamento.
        Os esmaltes da Eyeko tem validade de 6 meses. Se o prazo só começa a ser contado depois que vc abre a embalagem é melhor, pq já teve caixinha da eyeko q demorou 3 meses para chegar nas minhas mãos.
        Agora ficou bom, né? É q eu penso mais rápido do que consigo digitar… hahahahaah

          • Andrea says:

            A Larissa já queria até me reembolsar pq achou que nunca mais ia chegar. Aí, como eu sou uma pessoa iluminada (e aparentemente muito metida) falei q ia esperar mais uma semana e tals. Nessa semana chegou a caixinha! E não tive trabalho extra! ahahahahaha

        • Caroll says:

          Ah eu sei como é isso!

          Mas agora eu entendi direito essa história!
          E tow com a Zatz!
          é pra chorar esperando pelos eyeko por três meses!

          mas ainda bem que chegou!!
          quando eu fizer compras internacionais eu quero ser iluminada como vc!
          ^^

  25. Kelly Farias says:

    Catz, só uma bióloga como vc poderia se preocupar em decifrar os simbolos dos esmaltes. Parabéns por este post, é realmente muito interessante. Eu no momento de esmalte importado só tenho o Konad, mas ele não tem esses simbolos. Mas é sempre bom estar informado e saber o que eles significam. Beijos…

  26. Danielle says:

    Zatz confesso que so conhecia alguns, muito importante saber todos esses simbolos.. o potinho eu fui descobrir so no encontro kkk.. ooo lerda né..

    gostei desse post =D

    bjinhoooo

    ps o livro eu achei muito engracado pq eu jamais saberia assim de olhar …

  27. Joice says:

    HUm…post super interessante! EU não tenho costume de ler#fato e axo que muita gente…fica o alerta! Vou passa a fuçar mais os vidrinhos!

    Beijocas

  28. Caroline says:

    Olha, adoro essas informações que encontro aqui no LPE, pois foi com esse post que a Catz disse da data de validade dos esmaltes gringos que pude ver a validade do meu… hahahahaha!!
    Fiquei viajando na data e pensei: Não é possível, eles tem vlaidade sim, aí me lembrei do post da Catz e fui dar uma conferida… hahahahaha.
    Muito legal esse post, ajuda muito na conferência de informações dos esmaltes gringos.
    Eu só acho que deveria existir uma lei, regra, sei lá o quê, onde todos os esmaltes do mundo (Isso mesmo, MUNDO, rs) fossem com informações universais, assim facilitaria a vida de todas né? Afinal, as marcas importadas ganham uma graninha com as consumidoras de outros países e já deveriam começar a pensar nelas (nós!) também!!

    Beijos Catz!

    • Catz, material girl says:

      Verdade, Carol, acho q investir em boa informação deveria ser lei! Afinal, somos consumidoras e deixamos as empresas de esmalte ricas, né? O q q custa colocar um símbolinho a mais pra facilitar nossa vida, né?
      Bjus!

  29. Caroll says:

    Concordo com a Carol aqui em cima:
    deveria haver uma padronização nos símbolos e na quantidade de informações que encontramos nas embalagens!

    e como seria bom se todas as marcas tivessem coelhinhos nas suas embalagens!

    Adorei o post! Muito elucidativo! Tem que ficar na Utilidade Pública aqui do lado também!
    ehhehehehhe
    Pra quando eu tiver um gringo!
    Bjos!

  30. Lidiane says:

    Mas esmalte tbm é cultura! Sabia q eu nunca parei pra observar tudo q está escrito no vidrinho? Só vejo a marca e nome mesmo…Ôh creuzisse a minha!!RSrsrs…

  31. Joyce says:

    falando nesses negocios de testes em animais, namorado (inclusive te mandou um abraço, Catz! hehe) q conhece um cara q trabalha na Coca Cola… na sala desse cara os azulejos são trocados de 6 em 6 meses pq corroi tudo!! ate as roupas dele são praticamente descartaveis. e tem uma galera de um controle de “qualidade” q vai verificar o prazo (longo, médio) no qual aquela substancia pode matar, a concentração, etc. sabia q tem um prazo mínimo aceitável estabelecido? tipo “ah, essa aqui mata em 16 anos, tranquilo então” Oo

      • Joyce says:

        nãão, me expressei mal! o link dos assuntos foi o fato de a química desses produtos ser, as vezes, tao prejudicial a nós! e no caso dos cosméticos testam isso em animais.
        sacou? a burra aqui não explicou direito…
        bj!

        • Bianca says:

          Tá que eu não facilitei, podia ter me esforçado mais pra entender, hahaha.
          Mas é verdade, tenho dó dos bichinhos ;~
          Paga alguém pra ser testado!

  32. anne says:

    acho legal q tenham comentado sobre esses simbolos, aliás eu nem sabia o significado….. hahaha

  33. Tatiane rodrigues says:

    Muito interessante esse topico, vou prestar mais
    atenção nos rotulos, as veses são tão pequenos
    que passam desapercebido.

  34. myrella vas says:

    adorei o post, eu juro q nunca tinha reparado nesses simbolos *-*
    vou ate correr nos meus esmaltes e da uma reparadinha, pra ve los
    :*
    adoro aqui

  35. Ayanna Bueno says:

    Alguém sabe qualé o significado dos números que ficam embaixo dos vidros de esmaltes?
    *depois desse post comecei a analisar meus esmaltes e achei esse número e lembrei do mito do leite repausterizado…ri demais.
    =*

    • Catz, material girl says:

      Hum, pode ser númro do lote, de algum registro em órgãos de vigilância sanitária….isso varia bastante, depende da marca do esmalte.
      Agora essa do leite, vc desenterrou né? haha Pior q tem gente q ainda acredita nessa bobagem!

  36. nubia rangel says:

    mais uma vez comentando atrazada né?
    achei este post util demais
    eu que leio ate rotulo de papel higienico não sabia de tantos significados
    MATERIAL GIRL tambem é cultura!kkkkk

  37. lola says:

    amei de paixão esse post! eu tb leio tudo q é rotulo e não consigo tomar banho sem ler pela milesima vez todos os itens q do xampu, condicionador etc.. acho q é toc! hahahaha qto a validade eu nao ligo mto pra usar coisas vencidas e nunca tive problema! não recomendo pra ninguem então se alguem quiser fazer doação de esmalte vencido eu super aceito! beijps

  38. Giselle Viana says:

    Ao ler esse post, abri minha bolsa e peguei os dois vidrinhos de esmaltes que tenho dentro dela. Um foi o da Big Universo, e realmente não tem o simbolo. O outro foi o ultrabrilho da Risqué, e nele tem apenas o Green Dot. Post interessante (:

  39. Mariana says:

    Oi, meninas. Jà que a autora deste post não soube explicar o que significa aquele símbolo do dedo com a unha, eu vou explicar: Ele indica que vc deve levantar o rótulo para ler as informações que estão no verso dele. Ao lado da unha vcs podem perceber que tem uma inscrição assim ó: PEEL HERE, e tem um desenho tipo duma aba levantando. Essse é o local que deve ser “descascado” e levantado para que as informações escritas na parte posterior sejam acessadas. É isso. Beijos

    • Paula says:

      Ótimo link. Esclareceu tudo!

      Mas achei meio estranho os esmaltes importados terem “validade” a partir de quando abrimos o vidrinho, e os nacionais desde que são envasados. E estranho que algumas marcas valem por mais tempo que outras. Bom saber que todos os esmaltes valem pra sempre, ou até quando não engrossarem/evaporarem.

  40. Vivian says:

    nunca fui de testar esmaltes na farmácia, acho feio vc usar o negocio e depois não levar. shaushaush. Posso até usar, mas depois de devidamente pago pelo frasco.
    ótimas informações! Adorei o blog de vcs, com certeza vai estar nos meus favoritos! *–*

  41. Luana says:

    Prefiro sempre comprar os esmaltes que estão dentro dos plásticos… Os que estão dentro de uma outra embalagem… Sei lá, além de achar que eles tem uma qualidade maior pois não foram abertos, acho mais seguro, já que descobri que alguns vírus podem ser repassados pelo esmalte…

    • Camila says:

      Até hoje não existe nenhum estudo conclusivo sobre bactérias, vírus ou fungos que podem ser transmitidos pelo esmalte ;P

      • Luana says:

        Mas sempre é melhor não arriscar, né… Porque prevenir é melhor que remediar…
        🙂

  42. Luíza Rodrigues says:

    Achei muito interessante o post!! Encontrei o símbolo do Green Dot num esmalte da Risqué aqui xD é um absurdo não colocarem esses símbolos nas embalagens, fala sério… A falta de informação é algo que pode trazer muitos riscos :S

Comments are closed.